segunda-feira, 18 de julho de 2016

Voo 3523 AS OBRAS DE ARTE DO SIX (62) SUPERMARINE SPITFIRE





António Six
Esp.MRÁDIO
Pontével



Supermarine Spitfire 1936 (303)

Pelo céu azul seguem as cores nacionais desta vez com um avião mítico, uma verdadeira máquina.
Parece mentira mas tivemos 112 aviões destes.
Aqui fica para que possam sonhar e ter bons voos, sempre com saúde e mais o abraço do amigo.
 Ursus

Tipo de Aeronave

Avião monomotor terrestre de trem de aterragem convencional retráctil,com roda de cauda, monoplano de asa baixa,revestimento metálico,monolugar de cabine coberta,concebido para missões de caça.
Tripulação: 1 Piloto

Construtor

Supermarine AviationWorks,Ldª/Grã-Bertanha.

Motopropulsor

Rolls-Roice Merlin 45 de 12 cilindros em V arrefecidos por liquido,de 1440 hp
Hélice de madeira,três pás,de passo variável.

Dimensões

Envergadura    11.23m
Comprimento     9.12m
Altura                  3.86m
Área alar           22.48m2

Pesos

Peso vazio      2.309Kg
Peso Máximo  3.071Kg

Performances

Velocidade máxima   605Km/h
Velocidade Cruzeiro  Desconhecida
Tecto de Serviço   11.300m
Distância máxima de voo   760Km
Distância com depósitos auxiliares   1.840Km

Armamento

Mk Va: 8(4+4)metralhadoras Browning calibre 7,7mm
Mk Vb:2(1+1) Canhões Hispano de 20mm e 4(2+2)metralhadoras Browning calibre7,7mm e 200 Kg de bombas sob as asas.

Capacidade de Transporte
Nenhuma

Avião em Portugal
Quantidade 112
Utilizadores: Aeronáutica Militar e Força Aérea.
Período de utilização: 1942 a 1955

As negociações entre o Governo Português e o Governo Britânico para a aquisição de aviões Supermarine Spitfire iniciaram-se em 1938,tendo ficado acordado que Portugal receberia dez aviões Supermarine Spitfire Mk Ia em 1940.
A evolução da II guerra Mundial,especialmente a invasão da União Soviética pela Alemanha, inviabilizou a  concretização do acordo no prazo previsto. A diplomacia portuguesa não desistiu e empenhou-se  a fundo para que a Grã-Bertanha fornecesse  os aviões,agora com o peso do acordo para a instalação de uma Base Aérea no Arquipélago dos Açores. Apesar de todos os esforços,os primeiros Spitfire,18 unidades da versão Mk Ia,só foram recebidos entre Novembro de 1942 e outubro de 1943.
Todos estes aviões chegados a Lisboa por via marítima,foram construídos na Grã-Bertanha,pela Supermarine,entre Setembro de 1939 e Dezembro de 1940.
Foram montados nas Oficinas Gerais de Material Aeronautico (OGMA).Alverca e colocados na Base Aérea nº 3 (BA3) Tancos,onde formaram a Esquadrilha XZ.
O Museu do Ar tem em exposição um Supermarine Spitfire Mk IX,um modelo diferente dos utilizados em Portugal



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