Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria
Esp.MMA
Leiria
Fiquei muito sensibilizado ao ler o VOO
3387 do nosso querido amigo Cap.Pil.Av.Fernando Moutinho.
Obrigado caríssimo amigo Moutinho,pois
sabes bem, que também eu tenho por ti uma estima e, amizade de muitos anos.
Sem dúvida que nós, os Especialistas,
estávamos sempre disponíveis para todas as missões,bem como os pilotos.
Não importava a que horas era e, o tempo
que levava.
A nossa prontidão,em todos os postos,mas
em especial na linha da frente, era sincronizada com a dos pilotos e, quando
estes chegavam ao avião,já tudo estava a postos,prontos para a inspecção de
360º e ir voar.
Também tinham a certeza, que nós os
Especialistas éramos muito competentes e, profissionais,dando garantia para
poderem voar sem problemas,exceptuando algo de anormal, que repentinamente
aparecesse.
A nossa amizade era mútua e,embora com
diferença de postos militares,havia uma ligação amiga entre nós.
Éramos como que uma única família,onde
cada um cumpria a sua missão e,caso algo houvesse de anormal,ninguém levava a
mal as atitudes tomadas,desde que dentro da razão.
Entre as muitas coisas que posso contar
e,muitas já em tempos aqui contei,lembro-me de um grande exemplo.
Era Comandante da B.A.5, o grande
Comandante, à época Cor.Pil.Av.Barbeitos de Sousa.
Embora fosse comandante da Base, andava
nos altos estudos militares em Lisboa.O comando da Base era assumido pelo
2º.Comandante e,ele vinha apenas para fazer horas de voo.
Num determinado dia, saiu na ordem de
serviço, que os F86F passavam a ser recebidos, a partir dessa data, a 2m para
dentro da volta do avião.
No dia seguinte, veio voar no meu avião,
o referido Comandante Cor. Barbeitos de Sousa e, quando o estava a receber,
depois da aterragem,este veio direito a mim com o avião, sem que eu lhe fizesse
sinal para tal,ou seja, eu mantinham-me de braços abertos.
Fiz-lhe sinal para dar uma volta à placa
de estacionamento dos aviões.
Veio de novo e, repetiu o mesmo,ao que
eu lhe fiz sinal para nova volta.
Na seguinte,acatou os meus sinais e,
logo que estacionou, chamou-me para saber o porquê daquela situação.
Expliquei-lhe o porquê e,ele embora
fosse o Comandante,pediu-me desculpa, porque desconhecia a alteração.
Este, é um exemplo de boa colaboração e,
de que, cada um cumpria escrupulosamente a sua missão, com rigor e sem
recriminações.
Um grande abraço a todos os colegas,e um
muito especial ao nosso caro amigo, Fernando Moutinho.
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