domingo, 29 de dezembro de 2013

Voo 3007 A MINHA PASSAGEM DE ANO 1962/63 NA GUINÉ



Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria




Caros colegas
Quero desejar a todos os colegas e amigos, um Feliz Natal e Próspero Ano-Novo.
Que 2014 traga a todos nós aquilo que de bom não deu em 2013.
Embora já tivesse publicado as fotos em anexo, tiradas na passagem de ano 1962/63 em Bissau,acho que é meu dever publicar de novo, para que os colegas vivos possam recordar estes momentos inesquecíveis e, para homenagear os colegas constantes nas mesmas,que já faleceram.
Na foto mais clara estão,os então Alf.Pilav.Barbosa,de braços cruzados e, à sua esquerda, de óculos escuros, está o então Alf.Pilav.Geada,que faleceram em acidentes de avião, com o posto de capitão.

Noutra foto, vemos em primeiro plano, o então Cap.Pilav.Almeida Brito,que foi o meu comandante de missão à Guiné e,que como todos nós colegas sabemos, faleceu quando o seu avião foi abatido por um míssil, na Guiné em Março de 1973,com o posto de Ten.Coronel.
Eram três homens com H grande e, com os quais tive o gosto de privar durante muito tempo,na linha da frente,tanto na Base Aérea 5-Monte Real,como no AB2/BA12- Guiné.
Nunca me saíram da memória,pois deixaram em mim uma grande amizade pela sua gentileza,educação,postura e camaradagem.
O então Alf.Pilav.(Cap).Barbosa,teve um acidente na Guiné,na 6ª missão da BA5, com um F-86F,na aterragem,debaixo de temporal tropical,quando acabava de fazer um voo,em parelha com o então Ten.Cor.Pilav.Barbeitos de Sousa.Foi obrigado a ejectar-se quando o avião saiu da pista.Se a memória não me atraiçoa,teve outro acidente igualmente com um F-86F, na zona da Figueira da Foz, sendo obrigado ejectar-se. No último acidente, uma bomba ao ser largada em Alcochete, ficou presa e explodiu debaixo da asa do avião, provocando-lhe a morte.
Curvo-me em memória destes bons colegas que faleceram.

Paz às sua Almas
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


1 comentário:

  1. Dos três pilotos, privei com dois os senhores Ten.Coronel Pilav,Almeida Brito e Capitão Pilav. Barbosa.
    O segundo vindo da BA5 juntamente com outro piloto para a BA2 para fazerem teste de espoletas no Campo de tiro de Alcochete.
    Estava-mos se a memória não falha em dezembro de 1970 muito perto do natal, teve o acidente descrito, eu fazia parte dos mecânicos que demos assistência aos dois F86F.
    Quanto ao primeiro na BA12 quando de saída para a missão fui a última pessoa a falar pessoalmente com ele.
    A vida é feita de histórias más e boas.

    ResponderEliminar