quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Voo 2591 AS DÚVIDAS DO FABRÍCIO.


Jorge Mendes
2ºSargº.Mil.EABT
Coimbra


F-86 SABRE – ENVOLVIMENTO EM ÁFRICA - AS DÚVIDAS DO FABRÍCIO

Caro comandante e restantes operacionais da linha da frente:
Ao tomar contacto com o voo 2585 do nosso companheiro e meu amigo de longa data, tive que me debruçar sobre as dúvidas legitimamente levantadas ao meu voo 2576.
O meu voo sobre o envolvimento dos F-86 Sabre em África mais propriamente na Guiné, foi feito com base num trabalho de pesquisa.
Mas vamos às dúvidas do Fabrício:

-Entrada dos F-86 em operações na Guiné, realmente (e o Fabrício estava no terreno)não foram iniciadas no verão de 1963. Lendo atentamente o voo 2578 do nosso companheiro Cap.Pil.Av. Fernando Moutinho , quando comenta o meu voo 2576 , diz a determinada altura (e quando eu digo “dos oito aviões destacados sete foram atingidos, mas sempre conseguiram chegar” e agora vamos ao nosso companheiro Fernando Moutinho, quando ele diz:

E PORQUÊ ? COMO NÃO SE DIVULGAVAM ESSES INCIDENTES(para não moralizar os adversários) EMERGIU UMA SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE.

O Fabrício estava no terreno e o Cap.Pil.Av. Fernando Moutinho também e a sua afirmação através de palavras sábias, curtas mas claras explicam tudo.
Uma coisa são os dados oficiais, que obtive na pesquisa , outra e neste caso a mais real são as informações de quem viveu no terreno esta Missão Atlas.
Quanto ao nosso Grande General Barbeitos de Sousa, apesar de na pesquisa feita sobre a Missão Atlas , constar o posto de Major, efectivamente o correcto seria Ten.Coronel.
Aproveitando este, solicito ao nosso comandante autorização para uma ligeira alteração da rota , para que possa voar sobre os F-86 acidentados:


5308 Destruído em acidente a 13 de Janeiro de 1977 em S.Pedro de Moel-faleceu o Major Pil.Av. Nazário Rodrigues.

5312 Destruído em acidente a 23 de Outubro de 1962.

5314 Destruído em acidente a 17 de Agosto de 1962 em Bissau.

5322 Abatido por fogo anti-aéreo na Guiné em 31 de Maio de 1963.O Piloto ejectou-se e foi recuperado.

5323 Destruído em acidente a 14 de Abril de 1960 em Ansião. O piloto Alferes Correia Barros não sobreviveu.

5325 Destruído em Acidente a 1 de Junho de 1960, em Carvide(aldeia mesmo junto às pistas da BA5).O Piloto 2º Sarg.Pil.Av. Conceição Vitorino não sobreviveu.

5342 Destruído em acidente a 14 de Março de de 1962.

5348 Destruído em acidente a 24 de Maio de 1966.

5355 Destruído em acidente a 20 de Fevereiro de 1961

5356 Destruído em acidente a 1 de Abril de 1965.

5362 Destruído em acidente a 16 de Dezembro em Alcochete. Neste acidente perdeu a vida o Cap.Pil.Av. Amílcar Barbosa(oficial que eu conhecia bem e grande amigo de todo o pessoal.Eu estava na altura do acidente na BA5).

Até ao próximo voo. Já tenho autorização para A Operação Azóia Leiria(por acaso no local onde dois A-7 embateram)no dia 3 de Dezembro , com aterragem prevista para as 11h30.

Jorge Mendes

Voos de Ligação:

Voo 1600 A minha viagem de Monte Real para a Beira,Moçambique - Jorge Mendes
Voo 1606 Descanse em paz,meu General - Costa Ramos
Voo 1607 O Capitão Conduto - Fernando Moutinho
Voo 1609 Quanto é bom recordar os grandes homens - Fabricio Marcelino
Voo 1646 Os Comandantes da BA 5 – Jorge Mendes.
Voo 2585 As minhas dúvidas - Fabrício Marcelino