sexta-feira, 29 de julho de 2011

Voo 2419 40 ANOS DEPOIS!






Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av.
Vouzela




Companheiros,
De facto os anos vão passando e em alguns momentos da minha vida deparo-me com um sentimento misto de tristeza, que sempre repulsei, e alegria que infelizmente pelas mais variadas razões, teima em se ir separando de mim.

Não deixo de reconhecer que sou um privilegiado pelo facto de ter sido educado, numa importante fase da minha juventude, no seio de uma grande família que se chama FORÇA AÉREA PORTUGUESA, que ainda hoje me permite estar sempre rodeado de camaradas que insistem em me fazer feliz, pessoas que me querem bem, independente do meu humor, embora eu insista que a tristeza não tem necessidade de existir . Algumas vezes nem eu me entendo ... Tento mas não consigo... Muitas vezes interrogo-me sobre o que seria de mim e da minha vida se certas coisas e determinados acontecimentos não tivessem acontecido... Paro e dou por mim a recordar aqueles que se cruzaram no meu caminho, fico pensando o que o que teria sido a minha vida sem vocês, a confiança que depositaram e deixaram em mim...Acho que não estou errado ao dizer-vos que se não vos tivesse conhecido minha vida não seria como é... Muitas derrotas, muitas vitórias, muitas lágrimas de tristezas, mas também sobre tudo, muitas com alegrias... muita coisa a ser lembrada que está guardada no meu coração... Momentos e pessoas que jamais sairão da minha vida.
À uns dias atrás, estando de passagem por Lisboa, resolvi procurar um destes camaradas que já não via à quarenta anos, o Eduardo Ribeiro que reside no Montijo

Legenda: O pessoal electricista de Instrumentos e Aviões na BA 12,Bissalanca ,Guiné.
De pé da esq/dir.Casimiro,Victor Robrigues,Caroçinho,Victor Barata,Rosa,Curado e Figueiredo.(infelizmente estes dois últimos já não pertencem ao mundo dos vivos)
Em baixo pela mesma ordem,Ribeiro,Barros,Nunão.

Para os “Piriquitos”como eu,o Ribeiro era o “Ten.Cor.Pilav.” de lenço amarelo ao pescoço, cachimbo na boca(ele nem fumava!)que, sentando em uma cadeira, ladeado por dois (Ten.Pilav.),atrás de uma secretária e tendo do seu lado esqº,em pé,um Sargº.Enfº.,nos julgava de acusações que ficticiamente nos eram imputadas. Lembram-se?


Quando lhe telefonei dizendo que estava no Montijo para almoçar com ele,não me conheceu.
Sou o Barata.
És o Barata…é pá…
Sou o que esteva na BA 12 contigo!
É ganda Barata,onde estás?
Estou aqui junto ao Rio.

Vou já ter contigo.



Legenda: O Ribeiro e eu(Victor Barata)depois do almoço em frente ao Restaurante..

Assim foi, poucos minutos depois, perante o olhar atento da minha sobrinha que me acompanhou, a quem aquele fraterno abraço provavelmente pouco disse, estava consumado um reencontro de 40 anos!
Lá partimos para o almoço que foi presenteado com um excelente peixe, mas onde o recordar do passado foi rei.
Foi lindo, é por isto que somos ESPECIAIS!