terça-feira, 27 de abril de 2010

Voo 1654 QUEM SE NÃO LEMBRA DOS BATE-ESTRADAS?






Victor Sotero

Sargº.Mor EABT (Refº)
Damaia


Meu Comandante:
Permita-me meu Comandante e todos os "ZÉS ESPECIAIS", que hoje escreva um aerograma ou "bate-estradas" a meus pais.


Negage, 14 de Abril de 1968

Meus queridos pais
Muito estimo que este meu aerograma os vá encontrar de perfeita e feliz saúde na companhia dos meus irmãos e restante familia. Eu, fico bem graças a Deus.
Cá recebi 3 aerogramas onde li que se encontravam todos de boa saúde.
Falta apenas receber um aerograma, o nº2 que é onde vem uma história que se passou por aí mas que não entendo por este faltar.
Talvez venha no próximo avião que é na sexta-feira.
Pai, tenho a dizer-lhe que agora também vou começar a dar aulas a soldados que não sabem ler nem escrever e ainda são muitos.
É depois das horas de serviço e o Tenente, meu chefe, já sabe porque teve que dar uma informação.
Assim, entretenho-me mais tempo. Desde que consiga po-los a ler, a fazer contas e a escrever, depois vão à cidade de Carmona e lá fazem o exame da 4ª classe. É muito simples e eu estou entusiasmado.
Bom, então a mãe lá anda com a venda do leite, não é verdade?
Olhe, eu já tratei para que uma parte do meu "pré" vá para meu nome numa conta aí em Lisboa.
O pai depois, todos os meses tem que o ir levantar e meter depois na minha conta. É o máximo que posso mandar. De qualquer modo, o que fica aqui comigo, também se gasta e não é muito.
Diz-me que o Augusto está nomeado para Moçambique? Diga-lhe para depois me escrever quando lá chegar. Dê-lhe a minha morada, está bem?
Aba lateral esquerda 1
Então os pontos do Zé, têm sido bons? Deus

queira que sim.
A Fátima ainda continua com a costura?
E o Alfredo tem-lhe escrito da Guiné?


Aba lateral direita 2
Bom, por hoje é tudo.
Cumprimentos para todos aí da rua e os pais e irmãos recebam muitos beijos deste vosso filho e irmão muito amigo,
Victor

P.S.-Quando escrever uma carta, já lhe mando uma foto minha.


Nota.:- Até hoje, dia 18 de Abril de 2010, nunca recebi o aerograma que me faltou da série de 4. Era normal os aerogramas, quando mais do que um, serem numerados por fora.
Resumo do numero 2.
O meu pai era empregado da CARRIS e na espera de uma "rendição", no largo do Rato, estando em amena cavaqueira com mais três companheiros, foram abordados por dois indivíduos da PIDE-DGS. O meu pai "safou-se" porque tinha na carteira um envelope da União Nacional.
Os outros dois companheiros foram presos durante dois dias sem se ter provado alguma "coisa".
Um dos elementos da PIDE-DGS, rondou a porta onde moravam os meus pais durante alguns dias.


Meu Comandante:
As minhas saudações aeronáuticas a toda a linha da frente bem como a todos os "ZÉS ESPECIAS"
Até breve.
Sotero


Este, talvez seja o NORATLAS que "naquele dia" não levou o bate-estradas.
Foto cedida pelo "ZÉ" Marques ABST, que agora está em França.