quarta-feira, 31 de março de 2010

VOO 1570 "OBRAS" NA MINHA CAMARATA



Victor Sotero Cavaleiro
Esp.EABT
Damaia


Meu Comandante:
As minhas saudações Aeronáuticas à "Linha da Frente" e a todos os "ZÉS ESPECIAIS"

Tinha que fazer "obras" na minha camarata!
A Secção de Pessoal do A.B.3, ou qualquer outro serviço, para manter o nivel de um qualquer artigo, normalmente, requisitava a quantidade que ia abater, em virtude do mesmo não se encontrar em condições de utilização.
Este, era o principio de qualquer serviço ou secção que quizesse manter os niveis de algum material considerado essencial.
- Neste caso, tratava-se de lençois.
Combinado com o quarteleiro, um rapaz do S/G, este "safou-me" uma dúzia de lençóis ainda em condições razoáveis de utilização e directamentre foram para dentro do meu armário.
Os outros, considerados em condições de não utilização, foram entregues na Esquadrilha de Abastecimento. Serviam estes, quando completamente feitos em trapos, para panos de limpeza que normalmente eram utilizados na Manutenção ou na Secção de Material Terrestre.
Pedi ao "ZÉ" M.M.A., Tavares, que me arranjasse, na Manutenção, alguns metros de arame de frenar.
Por mim, na minha área, consegui algumas anilhas de ferro e vai de as "pregar" com linha, aos topos de cada lençol.
Com o arame de frenar bem esticado no tecto da camarata, vai de começar a enfiar as anilhas que faziam suspender os lençóis no sentido longitudinal. Pelo meio das camas fiz tambem esticar arame e mais lençóis ficavam suspensos.
Perfeito! Dáva-nos uma certa privacidade, mas éra preciso "melhorar" um pouco mais estas "cortinas."
Com a ajuda dos "ZÉS", cada um, começa a arranjar latas de tinta que conseguiram dos diversos serviços e vai de começar a fazer pinturas, mais ou menos com motivos africanos nos lençóis.
-Estava engraçada, aquela parte da camarata! De manhã, havia que "encolher" as "cortinas" e encostá-las muito bem à parede. De tarde, no final da sessão de trabalho, lá se "armavam" as divisões.
-O plantão sabia de quem tinha partido a ideia.
Um dia, nas revistas aos alojamentos, o Primeiro Sargento Heitor, tendo ficado surpreendido, quiz saber quem tinha sido o autor daquela "invenção". Claro que o plantão, atirou logo com o meu nome para a frente. Da parte da tarde desse mesmo dia, sou chamado para ir à Secção de Pessoal.
Pensei logo que ia haver "bronca", mas não.
Foram-me feitas algumas perguntas pelo 1º Sar. Heitor às quais fui respondendo, mas de pé atrás.
No final, quando eu pensava que tinha que destruir tudo, o Sargento Heitor, aperta-me a mão e diz:
-Parabéns. Estão uns lençóis muito bem pintados. Por mim, desde que durante as revistas os lençóis estejam sempre bem disfarçados não há problema nenhum.
Não sei quem ocupou a minha cama aquando da minha vinda para a Metropole, mas sei que os lençóis continuaram por lá.
Legenda: Sotero na sua camarata
Foto: Sotero Cavaleiro (direitos reservados)

Meu Comandante,
As minhas saudações Aeronauticas
Sotero
JC: Viva Sotero, arranjava-se o espaço o melhor que se podia, enquadrado por umas belas fotos e o fantástico sistema "hi-fi". Para grandes males, grandes remédios.