domingo, 24 de janeiro de 2010

VOO 1435 PARAÍSO NO MEIO DA GUERRA.


Gil Moutinho
Fur.Pil. Guiné
Gondomar


Vítor,Six e todos os demais.

Porque Bubaque era um refúgio,um desligar do dia a dia,à época,também as recordações boas são mais vivas e presentes em paralelo com as piores.
Durante a comissão,nas folgas,e quando não íamos a Bissau,e desde que a meteo o permitisse,pedíamos autorização ao comandante do grupo operacional para cedência de uma DO ou até de T6,o que sempre foi concedido.




Pelos meus registos de voo fui 16 vezes de DO,pelas datas nem sempre seria em veraneio,
algumas delas em evacuação(TEVS) e transportes gerais(TGER),de T6 fui 10 vezes,em nenhuma delas seria ATIP’s,veraneio puro.A DO normalmente ia com a lotação esgotada com quem estivesse de folga.
À chegada a Bubaque havia sempre um nativo que a troco de alguns pesos nos guardava o avião.
Antes da praia íamos a um restaurante,que me lembre era de um cabo verdiano,reservar mesa e quase sempre era peixe a saltar da rede para o forno ou braseiro,uma delícia !!
Nunca nos sentimos inseguros por falta de tropa.Que juventude despreocupada!!!
Em anexo envio umas fotos do paraíso.
Six,não nos conhecemos pessoalmente,mas “você” é contra as regras da linha da frente
Dos nomes que citaste,nenhum deles é do meu tempo,ou algo me escapa após 36anos.
A minha comissão começou a 6ABR 72 e terminou a 30DEZ73..


Cumprimentos

Gil Neves

VB:É verdade Gil,ainda fui algumas vezes incorporado nessas"romarias",não foram muitas porque estava na linha da frente e a disponibilidade só era possível em metade do dia,pois o alerta tinha o horário das 13/13h,mas aproveitei o que pude.
Recordo que numa dessas minhas idas,o administrador da Ilha estava para Bissau,como tal não havia comida feita no restaurante.Fui então com um seu colaborar.no jipe do posto ao interior da ilha comprar duas galinhas.Foi a primeira vez que tive contacto com população cujo a roupa que usava era apenas uma tanga a tapar o sexo.
Mas quando me falam de Bubaque,a primeira coisa que me vem à memória,é o acidente do Miguel Pessoa,pois,como já contei algumas vezes,regressava-mos à base quando em pleno voo ouvi a torre de controle de Bissau a chamá-lo sem resposta.