terça-feira, 19 de janeiro de 2010

VOO 1425 TÉCNICAS AERONAUTICAS (V)

O VOR (*)

O VOR (VHF Omnidirectional Range) é um auxílio à navegação que opera em VHF nas frequências de 108.00 até 117.95 Mhz. Ainda é o meio de navegação mais utilizado em todo o mundo, embora seu fim esteja próximo, com a implantação do sistema GPS como meio de navegação primário para a aviação. No avião, seu aparelho receptor é identificado pela abreviatura NAV. O painel do Cessna no FS5 tem 2 destes receptores, localizados à direita do altímetro e do Climb.
O VOR transmite sinais de rádio em frequência VHF. Por este motivo o seu alcance fica limitado, pois ao contrário dos sinais do NDB, os sinais do VOR não conseguem acompanhar a curvatura da Terra. Por isso o seu alcance é limitado por obstáculos do terreno (montanhas) conforme a altitude da aeronave. Quanto mais alto você estiver, maior será o alcance, até que decresça a força do sinal no espaço (a modulação espacial percebida pelo receptor de bordo), isso na vida real...No FS5 o alcance é de cerca de 70 a 90 milhas. Muitos VORs têm também uma estação de DME (co-locada) que mede continuamente a distância entre a aeronave e a estação (o site do VOR). Notem que essa distância é o que chamamos de "slant range" ou seja, a distância directa entre o transmissor do DME e o avião. Isso significa que se sobrevoarmos o VOR a 6000 pés de altura, por exemplo, a menor distância que leremos no indicador será de 1 milha náutica. Veja a figura.

Logicamente, quanto mais afastados estivermos do DME, menor vai ser o erro. Você pode também ler a sua velocidade em relação ao solo, usando o DME. No F S5 dê um click com o rato onde está indicada a distância, e o indicador vai passar a mostrar a velocidade do avião em relação ao solo. Tenha em mente o fato de que o DME mede a razão de aproximação da aeronave em relação ao VOR. Ele não tem capacidade de medir directamente a velocidade do avião em relação ao solo, e sim a razão de aproximação para o VOR. Isso significa que a indicação de velocidade só será correcta se você estiver aproando directamente o VOR. Caso a sua proa não seja exactamente a directa para o VOR, à medida que você se aproximar, a indicação de velocidade irá diminuindo, até eventualmente chegar a zero, quando o avião passar ao lado do VOR. Tenha em mente que o efeito do "slant range" também vai afectar a precisão da indicação.

Como se orientar pelo VOR:

Antes de aprendermos como nos orientar pelo VOR, vamos conhecer os componentes dos seus instrumentos de bordo:

OBI - (Omni Bearing Indicator) - é onde vamos ler um CURSO de aproximação ou de afastamento do VOR (RADIAL); bem como as radiais de referência para definir cruzamentos na nossa navegação. Esses cursos e radiais são seleccionados por meio do OBS (Omni Bearing Selector nos aviões, mas no FS5 é pelo clicar do mouse ou pelo teclado, que fazem o papel do OBS.

Indicadores TO/FROM - Indicam se o rumo lido no OBI corresponde a um CURSO (rota electrónica espacial que nos levará para o VOR (TO)) ou uma RADIAL (que nos afastará do VOR (FROM). Caso indique OFF é porque estamos fora do alcance do VOR, ou passando directamente sobre ele, ou no través da radial seleccionada no OBI , ou ainda, com o transmissor VOR inoperante ou nosso receptor VOR com de feito(Será discutido mais tarde).

CDI - O CDI nos indica o quanto estamos afastados da radial/curso que foi seleccionado. Para o VOR cada ponto (dot) representa 2.5 graus fora do curso. Uma deflexão total significa 10 graus ou mais fora da rota.

INDICADOR E BARRA DO GLIDESLOPE - Serão descritos em detalhes no capítulo referente ao ILS.


Utilizando o VOR para navegação:

Suponha então que queremos nos aproximar de um VOR. Para saber qual é a proa que devemos tomar para ele (TO) devemos adoptar o seguinte procedimento.

1- Sintonize a frequência apropriada, (em voo real ou nos simuladores que possuem essa faculdade, ouça os sinais identificadores do VOR).

2- Com o ponteiro do Mouse no OBI vá aumentando ou diminuindo o número no OBI até centrar a barra do CDI e o indicador TO/FROM indicar TO. O número que estiver no OBI é o seu CURSO para o VOR, ou seja, a proa que você deve voar para bloquear o VOR. (Se não houver vento de través)

Suponha que o CURSO foi o 090, ou seja, deveremos voar com proa 090 para voarmos directo para o VOR. No painel de instrumentos ficaria assim:


Graficamente seria assim:


Agora que vimos como achar o rumo para se voar até um VOR, veremos como trabalhar com o OBI para nos aproximarmos por um determinado curso para um VOR. Lembrem-se sempre do seguinte:

Se a barra estiver centrada e o indicador em TO, o curso indicado em cima no OBI é o CURS O directo para o VOR e o indicado em baixo no OBI é a RADIAL que nos levará directamente para fora do VOR.



Se a barra estiver centrada e o indicador em FROM o curso indicado em cima no OBI é a RADIAL e o indicado em baixo no OBI é o CURSO directo para o VOR.


Como funciona o sistema de Curso/Radial no VOR:

Uma das maiores dificuldades que os iniciantes têm com o VOR é que, ao contrário do ADF, suas indicações não dependem da proa da aeronave. Será falado sobre isso mais tarde. O princípio para aproximar voando um determinado CURSO (equivalente ao QDM do ADF) é o seguinte: Cada radial do VOR é verdadeiramente um caminho eletrônico fixo no espaço, definido por modulação espacial de um sinal fixo de referência e outro sinal variável. Cada grau dos 360 dessa variação é enxergado e medido pelo comparador de fases do receptor de bordo. Essas diferenças de fase são traduzidas em graus no O BI. Portanto, a modulação está na "mente" do receptor de bordo e não directamente no espaço. É por essa faculdade do VOR que as radiais e cursos independem da proa
Vamos supor que foi seleccionado no OBI o CURSO 360 (Norte). Atenção: Todas as informações do VOR são em relação ao NORTE MAGNÉTICO. Para cada curso seleccionado do OBI o VOR reconhece 6 zonas distintas (Na verdade isso é um artifício didáctico):


Vamos analisar a indicação que aparecerá no VOR para uma aeronave que esteja em cada um dos 6 sectores: Prestem atenção no fato de que a INDICAÇÃO DO VOR NÃO DEPENDE DA PROA DA AERONAVE !!!! Isso significa que para QUALQUER PROA que a aeronave esteja mantendo, teremos a mesma indicação do VOR. Isso é de extrema importân cia que seja compreendido, conforme veremos mais tarde.

SECTOR 1:

-Caso a aeronave esteja neste sector, a indicação no VOR, caso esteja seleccionado no OBI o rumo 360, será a seguinte:


SECTOR 2:

-Caso a aeronave esteja neste sector, a indicação do VOR, caso esteja seleccionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:


SECTOR 3:

-Caso a aeronave esteja neste sector, a indicação no VOR, caso esteja seleccionado no OBI o rumo 360, será a seguinte:


SECTOR 4:

-Caso a aeronave esteja neste sector a indicação do VOR, caso esteja seleccionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:


SECTOR 5:

-Caso a aeronave esteja neste sector a indicação do VOR,caso esteja seleccionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:


SECTOR 6:

-Caso a aeronave esteja neste sector a indicação do VOR, caso esteja seleccionado no OBI o rumo 360 será a seguinte:


(*)Abrapiv