domingo, 27 de dezembro de 2009

VOO 1372 "MUITAS PROPRIEDADES...NÓS POR CÁ,TODOS BEM"





Jorge Félix
Alf.Pilav "Canibais" Guiné
V.N.Gaia


As mensagens de Natal eram um momento de TV muito visto nos anos da guerra do Ultramar.Centenas de militares enviaram a sua. Uns a desejarem "muitas propriedades" e outros a rematarem o "nós por cá, todos bem".Eu também falei na RTP.
Vou contar.Naquele tempo, 1968, os "Canibais" residentes não estavam interessados em aparecer na televisão. Não havia voluntários, logo, foram os mais piriquitos que tiveram que representar a classe de Pilotos da Esquadra. Por tal motivo tive que ser eu e recordo-me que também "gravou" mensagem o Sargento Piloto Marta, eu por ser o mais novo ele porque iria partir em breve.Eu não estava nada interessado em falar e arranjei uma maneira de ser "censurado". Lembram-se, naquele tempo, por dá cá aquela palha, levantavam logo um inquérito !!!.Então que fiz eu? Debitei um texto que não fosse transmitido e disse o seguinte:" Um beijo para os meus pais e um sessenta e nove em grande para os meus amigos".O Operador, Serra Fernandes, homem que vim a encontrar passados anos na RTP, disse logo; tem que dizer outra mensagem que isso não vai para o ar. E eu respondi, "ou vai isto ou não vai nada". Sempre fiquei com a ideia que não iria passar nos ecrãs da TV mas a verdade é que passou. Na altura, 1969, contaram-me alguns amigos que foi uma "barraca" muito comentada.Há dias a falar com o nosso Amigo, Belarmino Gonçalves, alferes Piloto em Bissalanca nos mesmos anos que eu, recordou-me esta história, quando lhe desejei um Bom Natal ele atirou o "um 69 em grande para os meus amigos".Caro Victor, vem aí outro ano, faço votos, que seja recheado de boas lembranças de todos os "Bissalanquenses".
Abraço
Jorge Félix

VB:Olá Jorge.
Antes de mais espero que a tua quadra natalícia tenha sido com saúde.
Quanto aos nossos natais em Bissalanca,ainda ontem revi,através de um DVD que me ofertaram,"o meu tempo de antena"com que a RTP nos embalava com as mensagens de Natal.
Em cada vez que revejo tal filme,recordo sempre o facto de estar em minha casa,na Metrópole,a ver e ouvir a mensagem que mês e meio antes tinha gravado na placa da Base,dizendo à família que estava bem. Estava na Metrópole por ter sido evacuado acidentado!Mais grave do que isso,falou um Piloto de Braga que nesse interregno já tinha falecido...
Enfim,era muita gente...
Um bom ANO de 2010 para ti.