quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VOO1291 VAMOS RECEBER ESTE FAMILIAR,UM HISTÓRICO DA AVIAÇÃO PORTUGUESA.


Fernando Moutinho
Cap.Pil (Refº) Guiné
Alhandra

Tertúlia “LINHA DA FRENTE”
Processo de integração de Fernando de Sousa Moutinho

CURRICULUM MILITAR:

Incorporação em princípios de Outubro de 1951, como aluno piloto.Curso de Pilotagem terminado e brevetado em fins de Dezembro de 1952 e promovido a 1º Cabo.
Primeiros dias de Janeiro de 1953 colocado na B.A.2 – Ota na Esquadra 10 onde voei no F-47D. Promovido a Furriel em Abril do mesmo ano..
Colocado na Esquadra 21 (F-84G – Thunderjet) em Abril de 1954 onde me mantive até passar para a Esquadra 51 (F-86F – Sabre) em Agosto de 1958. Neste período fui promovido a 2º Sarg. em Janeiro de 1956 e a 1º Sarg. em Janeiro de 1958.
Em Dezembro de 1959 fui colocado na Base Aérea 5 aquando de transferência da Esquadra 51para esta Base.Promovido a Sarg. Ajudante em Janeiro de 1960 e, em Outubro, rumei para a Águeda tirar o 1º ano do Curso de Oficiais.
Em Julho de 1961 colocado em Sintra para o 2º ano do Curso (Pilotos Navegadores) tendo terminado o Curso nesse ano e promovido a alferes em 22/12/61.Volto a Monte Real em Fevereiro de 1962 para a Esquadra 51.
Em Maio fui enviado para a Guiné por 3 meses para o Destacamento do F-86F.
Nos primeiros dias de Julho de1963 fui colocado na Guiné para uma comissão normal que terminou em Fevereiro de 1965, tendo sido promovido a Tenente em 1/12/63.
Em Março, Abril e Maio desse ano, frequentei, em Sintra, o Curso de Capitão, regressando à B.A. 5 onde me mantive fins de Setembro 1966.
Neste ano fui colocado na B.A. 9 até 1972. Nesse ínterim fui promovido a Capitão em 31/5/68.
Em Outubro de 1972 fui colocado nas OGMA na qualidade pilotos da Secção de Ensaios.
Em Fevereiro de 1975 sou reenviado para a B.A. 9 para reforçar a Esq 92.
Nas vésperas da Independência de Angola precisamente, a 2 de Novembro, descolo de Luanda trazendo o último Nord.Fiquei colocado na B.A. 3 mas não satisfeito em Outubro desse ano consegui ser colocado na Ota onde decidi passar à reserva a partir de 1 de Março de 1957.
Reformado em 3 de Agosto de 2001.

ADENDA
Penso que o que apresento seja suficiente, penso mesmo que me alonguei.Falar em 3 dias de detenção que me foram aplicados por andar a fazer acrobacia abaixo da altitude mínima quando era aluno? Louvores?Julgo não ser necessário. Dizer que quando passei à reserva tinha efectuado 7.825:45 horas de voo pilotando 20 aeronaves diferentes?
Só uma particularidade – durante a minha vida activa nunca deixei de cumprir os mínimos mesmo na frequência de cursos. 7.
De vez em quando aparecerei a relatar algumas situações, com especial incidência, na Guiné.
17 de Novembro de 2009
Fernando Moutinho

VB:Companheiros,não consigo tecer o comentário apropriado à entrada do Fernando Moutinho,um HISTÓRICO da nossa aviação, na nossa "LINHA DA FRENTE".Só de me recordar que começou as suas lides de piloto no ano em que nasci...58 anos!!! É com grande alegria,e porque não dizê-lo, alguma emoção,que recebemos este nosso companheiro que certamente será recordado pelo Fabricio,Costa Ramos,etc.
Pois muito bem,Moutinho,a apresentação está feita,entraste na família,agora ficas com a obrigação de nos contar as tuas ricas e bastas histórias desse teu passado no ar e em terra. Vamos ficar à espera.