quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VOO 1245 NÃO VOU DIZER MAIS NADA SOBRE OS FIAT G91.


José Ribeiro
Esp.OPC Guiné
Lisboa




Não vou dizer mais nada sobre os Fiat G91.



Amigo, Victor Barata, boa tarde.
Como sempre fiz, vou diariamente fazer a leitura de todas as msg.s que são publicitados no Blog e em outras páginas.Li que ainda continua a problemática da chegada dos ditos aviões à BA12 - Guiné, e que subsistem dúvidas sobre a entrada em operações em teatro de guerra na ex-Colónia Portuguesa (várias são as versões).Eu como Operador de Comunicações em serviço, em 1968, no Centro Comunicações, que funcionava junto à Sala de Operações, não me lembro de os ter visto a voar quando lá cheguei e durante um a dois meses. Não posso precisar, aliás, não me competia registar tal facto, a data em que começarem a entrar em operações aéreas de ataque e defesa da integridade territorial da Guiné, por isso poderei estar enganado quanto a este aspecto.Sei que antes de chegarem os Fiat.s G91 e tornarem-se operacionais, operavam os F84 ou F86 - já não me lembro - e os velhinhos T6, ainda operacionais quando me vim embora, em 1971, com 21 mês de comissão, sendo que para efeitos de atribuição da pensão (antigos combatentes), descontaram-me o tempo que estive de férias graciosas no (Puto).
Dado que e em tudo na vida será sempre bom, quando possível, esclarecer dúvidas sobre determinado aspecto, sendo que e no caso presente, todos as dúvidas deverão ser esclarecidas desde que não possam pôr em causa os aspectos negociados pelo Estado Português, na altura, aquando a aquisição de tais aeronaves. Sei e vi, que na BA2 havia um Hangar cheio de Fiat.s para serem testados ou melhorados???..., isto em 1967, se não estou em erro, cujo destino nunca me apeteceu perguntar. Logicamente que seria a Guerra Ultramarina, coisa que a nós pouco ou nada interessava. De qualquer forma seria sempre uma mais valia em termos operacionais para o tempo que se vivia.
Amigo, Victor, somente publicitarás esta msg se assim o entenderes, não quero e nem devo alimentar polémicas que julgo sem interesse e/ou relativo. Quem sou eu para contrariar alguém.
Saudações amigas e especiais.
JLRibeiro.
Quem melhor poderá explicar o caso será, naturalmente, o EMFA, cousa que julgo não terá interesse nenhum.

Voos de Ligação:
Voo 1239 Fiat G-91 nº5411 abatido pelo IN – Victor Oliveira
Voo 1241 A data da chegada do Fiat G91 à Guiné – Santos Oliveira