quinta-feira, 25 de junho de 2009

VOO 1060 O DIA DA MINHA IDA PARA A FAP.


Gil Moutinho
Fur.Pil. Guiné
Gondomar
Amigo Barata
E todos os outros


Neste dia,tinha que escrever alguma coisa.Pois,neste 24 Junho(dia de
João no Porto),mas no ano de 1970,já lá vão 39anos!,apresentou-se este
mancebo,pouco mais que 18 verdes anos,na base da Ota onde fui
incorporado.
Durante 2 ou 3 semanas,fui submetido a todo o tipo de exames e provas
para acesso ao curso de pilotagem,só faltava que nos virassem do avesso
Nesse período,a ansiedade era muita,pois todos os dias entravam e saíam
candidatos,uns contentes e outros desiludidos.A taxa de reprovações era
enorme.Portanto no dia 23 recebi a guia de marcha para a Ota,com o
almejado APTO na mesma.
Depois da apresentação na Base,deram-me licença até Outubro,onde o P2/70
começava a recruta.No 1º dia da mesma espetaram-nos nos canais de agua e
esgotos da Base,no meio de tiros com balas de borracha,para que nos
manter o mais próximo dos fedores.Lá chegamos ao fim e prestámos o
juramento de bandeira.
Depois,e após um pequeno período de licença,fui colocado em S.Jacinto
onde iniciei o curso tendo acabado o mesmo em fins de Out71 c/14,14
valores.No primeiro vôo em T6,estive para desistir,imaginem por causa do
capacete!A cada instrutor(Sarj.Aj Carvalho,o meu)calhou 3 alunos e só
havia 1 capacete para todos.Acontece que me era extremamente apertado e
durante esse vôo,no meio da praxe habitual da acrobacia e manobras
descoordenadas,só dizia mal da minha vida e no que me tinha metido.
Felizmente passou.
Terminamos o curso 12 alunos.Vinhas,Abel,Teixeira,Gaioso,Chitas,Caldeira
Pinto,Fialho,Geirinhas,Barreira,Corredeira,Vítor? e Moutinho(eu)-O que
é feito de vós?Contactai!O Caldeira Pinto e o Vítor já faleceram de
acidentes de avião.
De 8 Nov. a 6 Abr.72 fiz a adaptação ao DO e fiz operacional em T6,na
BA3.
De 6Abr.72 a 28Dez73 estive na BA12,e executei 497 missões em T6 e DO.
Bem,uma boa vintena delas foi em lazer para a praia de Bubaque.
No regresso à Metrópole,fui colocado na BA7 onde fiz o curso de instrutor
em T6 de 5Jan. a 27Mar74,tendo dado instrução até fins de Julho75.
Nessa altura,com autorização da torre,fiz um tonneau a rapar a pista,
o que não agradou a alguns superiores,alegando que dei mau exemplo aos
alunos.Fui recambiado para Sintra,onde andei a pastar na fotografia aérea
e em pleno PREC a fazer serviços de dia.
Após algum tempo,ao abrigo de um qualquer artigo do RDM,pedi transferência
para a unidade mais próxima da residência (BA7),e aparecendo lá,já estão
a ver a surpresa dos "meus amigos".Novamente em Sintra,não demorou muito
a pedir a antecipação do fim do contrato.Saí a 8 Abril 76.
Tenho muitas boas recordações de todas estas ocasiões,que são de longe
superiores às menos boas,principalmente as pessoas.Voltaria a fazer
o mesmo percurso.
Acabei por fazer um historial da minha passagem pela FAP.
Até breve

Um Abraço a todos
VB: Olá Gil.
Recordar é viver,e é verdade. O tempo que voamos juntos naquela linda "planície" da Guiné.
Do pessoal do teu curso de que falas,só tenho tido contacto com o Gaioso,é Comandante da TAP,voei já algumas vezes com ele para os Açores. Se te recordas,chegou à Guiné com o Caldeira Pinto,que faleceu pouco tempo depois num acidente aéreo com o Madeira.