segunda-feira, 22 de junho de 2009

VOO 1052 MEUS RICOS 18 ANINHOS!




Carlos Alves
Esp.MMA Tete
Alvaiázere
21 de Junho de 2009 ou os 39 anos da 2ª/70

Faz hoje 39 anos que aterrei na Ota para o meu 1º dia de tropa. Lembro-me bem. Fato completo azul e gravata, a minha mãe fez questão que eu fosse bem vestido, o rapaz ia ser aviador, era um prestígio para a terra e para a família. Nas redondezas era o 1º a ingressar na FAP já que por aqui voluntários só para a Marinha, era o caso do meu irmão, há altura fuzileiro, veio a falecer em Angola ao serviço da Pátria.
Fazia muito calor tal como hoje. Depois de enfiados dentro dum fato de macaco ensaiamos os primeiros esq./direito. Calhou-nos o Asp. Parola como com. de secção, uma excel. pessoa. Mais ou menos ordenados numa réplica do que seria umas semanas mais tarde, fomos percorrendo os vários gabinetes da Base incluindo a barbearia onde fomos despojados dos últimos vestígios de cabelo. Confesso que quando me vi ao espelho a última coisa que desejava naquele momento era ser visto pela minha mãezinha ou algum vizinho. Tão mal ataviado eu estava para quem sonhava com uma elegante farda azul. Para piorar a situação foi-nos também distribuída uma farda cinzenta igual á que o meu pai vestiu 25 anos atrás. Não me foi dada a possibilidade de escolher o tamanho pelo que no primeiro fim de semana que fui a casa tive de fazer algum esforço para não rebentar com as calças, não falando nos sapatos que me deram cabo dos pés, parecia um aleijadinho.
Umas semanas depois lá recebemos a tão desejada farda, essa sim, até parecia saída das mãos dos melhores costureiros da época.
Já lá vão 39 anos!..
Meus ricos 18 aninhos.
Um abraço
Carlos Alves




Legenda:Esquadrilha e secção do Carlos Alves na recruta 2ª/70
Fotos: Carlos Alves (direitos reservados)



JC: Parabéns Carlos Alves e para os teus companheiros de incorporação.
Estas datas sempre reavivam as nossas memórias e nos transportam à nossa juventude e àquela nova realidade, ao sonho, à preocupação e esmero dos nossos familiares mais chegados, enfim… parece que foi ontem. Realmente o tempo voa, eu senti o mesmo no dia 6 deste mês nos 30 anos da minha recruta.
Em Força para os 40.

Saudações Especiais