sábado, 24 de janeiro de 2009

743 TODOS FORAM"ESPECIAIS" NA MANUTENÇÃO DA MINHA MÁQUINA!


Fernando Castelo Branco
1ºSargºMMT Moçambique
Terceira-Açores
AMIGO Victor
Como sempre e que seja por muitos anos ou então até que Deus queira; serás sempre o “NOSSO OFICIAL DIA AO AERÓDROMO;(ESPECILISTAS DA GUINÉ; MAS SEMPRE FAP)”?!...
AMIGOS, em tempos, que hoje com SAUDADE E AMIZADE recordamos, éramos nós ZÉS ESPECIAIS;(AQUELES, que nunca disseram NÃO a PORTUGAL, nem tão pouco; viraram as costas a quem muitas vezes merecia que o fizéssemos…), dávamos assistência, ás máquinas , cada um na sua Especialidade, desde o Soldado Ordenança ao Senhor Comandante…
Entretanto com o passar natural dos ANOS, os termos inverteram-se, somos nós agora que precisamos de assistência, (felizmente, que somos poucos) e seria agradável que ninguém precisasse, mas calhou a mim desta vez, sempre tive que ir ás “oficinas gerais/HOSPITAL SANTA CRUZ”…
Descolei do meu porta aviões/Ilha TERCEIRA”, com vontade de regressar, como durante “treze anos”, muitos dos NOSSOS CAMARADAS, partiram com a mesma “esperança”, o que infelizmente, ALGUNS, para não dizer muitos, não puderam regressar á BASE, porque “VOARAM MAIS ALTO” e talvez um dia nos encontremos novamente na “mesma base”para assim podermos dar-lhes os abraços que eu também levei comigo na bagagem?!... Não foi possível dar a TODOS, mas, TODOS, em espírito, por mim foram abraçados , sabendo que quando me acendeu a luz vermelha como o Nosso Augusto diz, ficaram em alerta e de prevenção
Depois de duas horas de viagem no dia 13 de Fevereiro, a bordo de um avião diferente daqueles que nos transportavam em tempos distantes, cheguei a Lisboa, tive a MINHA muito “ESPECIAL” MARTA, á minha espera; seria a “minha condutora de dia”,









levou-me a perto do Palácio de Queluz, a dar um abraço ao Nosso “ferrugem”, porque fomos MMT, mas da FAP, AMILCAR CONDEÇO, já não nos víamos quase á trinta e sete anos, a ultima vez que estivemos juntos, foi aqui no “porta-aviões/LAJES-BA4”, mas na altura, praticamente “aterrei e Ele descolou”, para a “Vossa GUINÉ”?!…
Houve abraços e lágrimas sentidas e rapidamente, com o olhar atento dos nossos filhos, a minha filha e o filho mais velho dele, contamos algumas histórias de “meninos/asinhas”…


O tempo, voava, quase mais do que a aeronave que me transportou, tinha também que, abraçar os PA`s, na Pessoa do Nosso RUI ELVAS, em tempos”fomos inimigos” ás Portas d`Armas, hoje como Civis , somos Amigos com Saudade.

Como já muitas vezes se disse que a FAP, para nós foi uma BOA ESCOLA, realmente, foi o que encontrei na Pessoa do “nosso” Rui Elvas, estava á Civil, mas estava bem ataviado, quase que parecia que estava de Licença 109 do RDM, mas com o “pré modernizado”, não têm prémio de Especialidade, mas já não é preciso andar a fumar á crava?!…
Chegou o dia 14, eram 09 horas, apresentei-me nas “Oficinas”, dirigi-me á Secretaria da “Esquadrilha de Manutenção”, entreguei a” Guia, de marcha ou de voo”,mandaram-me ficar em linha de espera…até que depois de mudar de “hangar”, puseram-me em cavaletes e com fios, que não sei se eram de terra, ou o que eram, só sei que a equipe era composta por cinco especiais, o Dr.Manuel de Almeida, por sinal Natural de São Miguel, recordei-me logo que o Primeiro Presidente da Republica, MANUEL DE ARRIAGA, também era Ilhéu, pus de parte os “bairrismos” e fiquei nas mãos Dele, assim como o Dr.João Brito, Técnica Ana Monteiro, Técnico Victor Martins e o “divertido” Enfermeiro João que era o “abastecedor”, (era este que de vez em quando, ia metendo “combustível” nas veias) por ordem do Chefe da Linha e executando com aquele ar de rebelde e divertido como á muitos anos fazíamos…


Graças a Deus, tudo correu bem e só LHES tenho a agradecer com um grande OBRIGADO por Toda a Dedicação e Brio, que demonstraram ao saberem usar “as ferramentas na reparação de uma máquina, que a dada altura falhou”…
Estive em ponto fixo algumas horas na “placa de recobro”, até que me fui juntar Aquelas que eu Amo, Mulher e filha Marta, tinham-se também “apresentado” de manhã na mesma altura que eu…


Para minha surpresa, tinha o Nosso Especial Eis Enfermeiro VEIGA também á minha espera, só com a diferença, que em vez de estar com bata de Enfermeiro, como ele há muitos anos fazia, estava todo equipado á maneira, quase que parecia o Director do Estabelecimento…
Pois AMIGOS, assim foi a reparação, fiquei de noite no Hospital e ao outro dia quando saí, com a reparação feita e “encasquilhado”; sentia-me novo!??...



Como estava combinado, com o Amilcar Condeço, depois de Ele me ter” presenteado”; com o que eu não mereço, “acho eu”, uma PLACA DE AMIZADE e ter conhecido a Sua Digníssima e Simpática Esposa, fomos abraçar, um Homem que nos nossos “ rebeldes anos de alunos” era dos BONS, refiro-me ao Senhor Capitão SARRAZOLA MARTINS, hoje CORONEL na Reforma… foi Nosso Comandante de Esquadrilha de MMT no Saudoso Anexo que ficava por trás do Hangar do GITE, aonde se formavam “os besuntas”…
Mas “ a festa” não acabou aqui, ainda faltava também uma Pessoa, que, vindo muito mais tarde, refiro-me a mim, dez anos passados, incorporado na FAP, consegue e quer manter o Nosso Espírito de Especial, como também tivesse andado pelas andanças de que muitos de nós andaram, porque fomos cerca de quinhentos mil?!...
Porquê e para quê?
Pois faltava o abraço ao JOÃO SILVA, MMA 2ª/79, que também nos vai presenteando com o Seu NOBRE Espírito; na minha opinião como a “reconhecer e respeitar a velhice”…
Não estava de fato de macaco ou com a farda de trabalho, mas sim com o Aspecto de uma Pessoa de BEM e que Hoje é um CIDADÃO de Portugal, mas deu para ver que havia qualquer coisa da ESCOLA MÃE/OTA…
O Tempo voava, no dia seguinte que era sexta-feira, resolvemos ir a FÁTIMA agradecer á Virgem Senhora, rezei o Terço assim como algumas preces por todos nós, incluindo VÓS, AMIGOS ESPECIAIS, PORQUE de momento é a melhor maneira de vos retribuir, a VOSSA preocupação, quero aqui realçar o Nosso Jorge Mendes, que na altura que estava no Santuário, ligou-me e eu não o atendi convenientemente, qualquer das maneiras, Obrigado Amigo…
A seca, já começa a ser “longa e de mais”?!..., mas o tempo como não parava, aproximava-se o Domingo do meu regresso, e faltava-me principalmente o “CARIMBO” do Comandante VICTOR BARATA, tentei substituir, com a presença do Seu irmão/mano CARLOS BARATA, resolvemos, nos encontrar na AMADORA, segundo sugestão do mesmo, de uma cajadada matava dois coelhos, abraçava-o e pedia-lhe para entregar outro ao irmão Victor, como o tempo nos pôs mais usados, o “espírito de Especial”, manteve-se e não é que nas minhas costas sem contar aparece alguém, com “um voz de autoridade” e me pergunta,






Oh companheiro o que faz aqui? Era a Pessoa, que das várias Pessoas que abracei também desejava abraçar e estava a ver que não abraçava, o VICTOR BARATA, quis fazer a surpresa e “teste á minha máquina”…depois fomos dois contra um, também fizemos a “partida” á minha navegadora/mulher, que também não contava, foi abraços e lágrimas…



Fomos almoçar, os quatro porque havia um Amigo Comum, o Senhor José Salazar, e durante a viagem, foi sugerida a ideia de convidarmos o Nosso Amilcar Condeço, que também apareceu e juntou-se a nós…
Falou-se de tudo um pouco, mas o assunto COMUM, era as nossas tropelias, quando um dia “resolvemos” ir passear a África…






Há ida e á vinda, passamos pela BA1, e de ambas as vezes o “bichinho mordeu-nos”, de tal maneira que no regresso paramos e fomos direito á Porta d`Armas e um Jovem PA, nos atendeu e ligou para o Senhor Oficial Dia, a pedir autorização, para três jovens de quase á quarenta anos, visitarem as máquinas que certamente, pelo menos o Victor lhes tocou, desde o velhinho NORDATLAS, ao mais recente A7 , foi autorizado, mas a SAUDADE esteve presente, quando no nosso tempo, sempre se via muita gente e neste dia, só vimos o Soldado de serviço, como só ele estivesse de serviço, compreende-se, porque hoje há muita TV e os computadores, enquanto que no nosso tempo, só havia o transístor, para ouvir os discos pedidos e os relatos…



Amigos, tudo o que tem principio tem fim e SAUDADE, tivemos que nos despedir e cada um seguir o seu rumo, mas fiquei completo novamente; e além de reparado, trouxe novamente a mala, cheia com o VOSSO CARINHO-AMIZADE E PREOCUPAÇÃO….
Somos ESPECIAIS, cada um há sua maneira.

Quando comecei a ler as VOSSAS MENSAGENS, acreditem que, as lágrimas com emoção e Alegria, apoderaram-se de mim.

Não vou mencionar nomes, mas TODOS ESTIVERAM COMIGO…

Continuarei sempre ao pé de VÓS, tanto nos bons como nos maus momentos.DEUS VOS ABENÇOE e VOS recompense e era bom que eu fosse o ultimo a ter estas situações…

Fernando Castelo Branco



VB.Bem Fernando no fim desta "reportagem "tenho que fazer uma chamadade atenção para o facto de te teres "esquecido"da máquina fotográfica quando partiste para
o interior do hospital afim de seres internado para procederes à reparação urgente da "queda
de magnetos"

Pois já recebemos na nossa redacção diversas cartas dos intervenientes na referida "reparação"
manifestando o seu desagrado pelo facto de lhe não teres tirado fotos quando executavam
a sua actividade.
Realmente, de ti,é uma situação imperdoável e de manifesta falta de respeito pela sua
profissão.
O João Sousa tambem "refilou"queria ficar com uma foto tua e não tiras-te.ès muito ingrato!