quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

737-O NOSSO FOTOGRAFO PRIVADO NA BA 12,CRISTIANO,LEMBRAM-SE?


Cristiano Valdemar
Esp.MMA 1ª/68 Guiné
Costa da Caparica
Meus caros das mesmas andanças.
Sou o Cristiano que da 1ª de 68 começou por ganhar os quinhentos paus que davam a quem fizesse o melhor desenho da recruta e tivesse o melhor lema.
Daí saiu o " ALERTA EM QUALQUER RUMO" era o Comandante da Recruta Sr. Major Guerra, soube há dias que é o Pai da cançonetista Rita Guerra.
E falando de cançonetista também tive como instrutor de treino físico o Sr. Alf. José Cid.
Após o curso MMA lá fui mais uns quantos para uma camarata enorme, enquanto não havia quartos, isto em Monte Real, para assistirmos em beleza ao tremor de terra de 1969.
Fiz os cursos F86 e Fiat G91, andei pela secção de Motores e depois linha da frente.
Não quis ir ao primeiro curso de sargentos que se realizava naqueles moldes e passados três anos e meio fui "convidado" a ir até à Guiné.Oito dias depois de chegar, Bissau foi atacada, bom começo.
Uns meses depois uns RPG7 foram lançados no fundo das pista mas o alvo não foi atingido.
Princípios de 1973 a coisa começou a ficar menos clara e eu que acabei a comissão em 28 Maio.
Lembram-se da piscina do hangar dos Fiats?Eu era um dos que fazia as fotos da Malta.
Toda a história que é conhecida desses tempos e se bem me recordo começou com o então Sr.Ten. Pessoa, foi por aí fora até que chegou o Sr. Ten. Coronel Brito.
Por acaso ontem digitei o nome do Sr. Ten.Coronel tive a feliz sorte de ir dar a este Blog e de ler o que a esposa Srª D. Ana escreveu, o que eu não esperava era ler a história inversa do que aconteceu.
Um camarada de nome Arnaldo Sousa que me deve conhecer bem, pois eu era o mais antigo da toda a estrutura Fiat incluindo manutenção e linha da frente, diz numa sua mensagem publicada no dia 31 de Julho de 2007:
"Eu tinha chegado à Guiné havia quatro dias,quando no dia 28 de Março da parte da manhã,em conjunto com o colega Lopes,dado sermos os mecânicos de serviço à linha da frente,demos saída a uma parelha de aviões preparados com bombas.Num seguia o Cap.Pilav.Pinto Ferreira e no outro o Ten.Cor.Pilav Almeida Brito,comandante do Grupo Operacional.Esperamos pelo regresso das aeronaves,quando já um pouco com atraso para o tipo de missão ouvimos e vimos surgir um dos aviões,o outro viria a seguir pensamos nós...Quando recebemos o avião perguntamos ao piloto se o outro demorava muito,a resposta surgiu tipo bomba:-O outro não vem mais!..."

errado, chegou o Cap. Pinto Ferreira e eu corri para receber o Fiat que tinha dado saída. Como o piloto era o Sr. Ten. Coronel Brito pessoa que queria tudo a funcionar bem, havia que estar no local para o receber corri desalmadamente para o local de partida, mas não mais chegou, fui eu sim o "Barnard" dos Fiats. O outro avião como não se esperava tão cedo, não estacionou no local de partida. Tinha eu amarrado à escada do Fiat um saco azul escuro com um fio de nylon branco e dentro uns óculos escuros marca "Ray Ban" que entreguei na sala dos pilotos o saco era do capacete . Tenho algumas poucas histórias para contar dele, fica para uma próxima vez.
Depois de em Monte Real aterrar um Fiat com o motor parado vindo de longe, veio a falecer tragicamente.
Sempre me fez alguma confusão não ter sido procurado o corpo do desditoso Tenente Coronel Piloto Aviador, coincidência era a mesma pessoa o Comandante da Base Aérea 12 e o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas na altura da venda da aliança de casamento.

O Cristiano,na Base Aérea nº 12, pousando sentado na asa de um Fiat-G 91,tendo junto a seus pés "cartões de visita".
Em Nova Lamego,da Esqª./Dirª.,Pina(já falecido),(?).Cristiano,Sousa e Abílio.


Pessoal adstrito à Linha da Frente,Manutenção e Secretaria dos Fiat-G91,em pé da Esqª./Dirª,Cristiano,(?),Ferreira,Ventura e Graça.Em baixo,pela mesma ordem,(?) Marques,"Babadinca"(a mascote dos Fiat's)(?) e Luisinho.


Esta foto vamos deixar sem nomes para que quem se achar com conhecimento,identifique os seus componentes.




Aproveito a oportunidade para solicitar a quem souber o paradeiro do 1ºSargºMelec./Inst./Av.,o favor de me informar.
Um abraço com muita a amizade a todos os que serviram aquela força.

Cristiano Valdemar


VB:Amigo e saudoso companheiro,és umas das pessoas que mais vezes recordamos,pois assim que visualizamos uma foto tirada na Guiné,tu ou o Madeira,eram os nossos fotógrafos privados.Verdade seja dita,também pagávamos bem!
Pois Cristiano,é sempre uma grande alegria para nós quando nos entra por esta porta dentro um companheiro cujo a amizade se iniciou durante a vivência em comum por ocasião de uma guerra e que depois nunca mais nos reencontramos.
A partir de hoje,e como os requisitos estão cumpridos,o teu nome irá contar na nossa Tertúlia "LINHA DA FRENTE",no nosso Blog.
Entretanto vamos ficar a aguardar mais noticias tuas.
Até lá um grande abraço.