sexta-feira, 22 de agosto de 2008

BISSALANCA E A GUERRA DO BIAFRA.


386-Américo Silva
Esp.MARME 1ª/69 Guiné

Angola



Para além de ser um coleccionador de tudo que é coleccionavel, também faço modelismo estático, desde 1970, altura em que fui colocado no DGMFA em Alverca, pois era lá que comprava os kits da Airfix a um civil que trabalhava nas OGMA.
Foi lá que ganhei o vício por deste hobby.
Desde essa altura até agora, comprei já tantos kits que, nem que vivesse três reencarnações, arranjaria tempo para montar todos os kits que possuo ainda nas suas caixas originais (por montar).
De certeza que muitos dos camaradas que frequentam este blog, também têm a mesma "pancada" que eu...Normalmente segue-se uma orientação temática.
Eu começei por fazer os modelos das aeronaves da FAP, depois iniciei também o tema: I Guerra Mundial; II Guerra Mundial e assim por diante.
Um dos temas que ainda continuo a desenvolver e a dedicar o meu tempo, é sobre a Guerra do Biafra, guerra civil na Nigéria que terminou em genocídio, entre 1967 e 1969, se a memória não me falha.
Portugal participou com algum apoio logístico, para não falar noutras contribuições..., consentindo que as aeronaves de apoio humanitário e não só..., utilizassem principalmente o aeroporto de S. Tomé pela sua posição geoestratégica, para além da Portela, Bissalanca, etc.
Recordas-te daquele avião "esquisito", comprido, que estava estacionado a seguir às DO's na ligação entre a base e a placa civil dos TAGP, (lá, meio esquecido)?
Pois esse avião, um Gloster Meteor NF14 (foto anexa, de modelo), com a designação na fuselagem: "Enterprise Films", para "despistar", foi um de dois aviões que a FA do Biafra comprou na Europa para operar contra a FA da Nigéria.
Fizeram escala no aeroporto de Faro, tendo um deles que amarar por falta de combustível, ficando perdido no fundo do mar e aquele que estava na BA12.
O piloto após ter aterrado, decidiu abandoná-lo na placa, apanhando o primeiro avião que conseguiu e regressou à Europa.
Finalmente indo directo ao assunto, em 1968, aterrou um Super Constellation que tinha partido de Lisboa, transportando no seu interior, para além das asas de um caça "Fouga Magister", provavelmente também armamento e com certeza dinheiro do Biafra, para futura circulação (foto anexa em baixo).
Esse avião de carga foi sabotado por um dos seus tripulantes e explodiu, quando todos tinham ido almoçar.
Dizem aqueles que presenciaram a ocorrência, que a explosão provocou uma chuva de notas, caindo do ar.
Há muitos anos, tive uma nota dessas, com uma ponta queimada, que me desapareceu. Felizmente, consegui arranjar outra, em melhor estado de conservação, que me foi oferecida e que ainda guardo a "sete chaves", como uma relíquia.
Agora vem a questão principal: Será que alguém tem imagens desses momentos?








Quando no outro dia vi uma imagem no registo do blog, onde se avistava ao longe, lá para os lados do aeroporto civil, uma nuvem de fumo, fiquei com a ideia que seria o registo fotográfico dessa explosão, apesar da legenda dizer que era um T6 a arder.
É que o ângulo da imagem (aceito estar enganado), mostra a posição do fumo num local que não era o estacionamento normal dos T6, que ficavam virados para os 2 hangares principais, na chamada "linha da frente".
Deixo aqui o repto a todo o pessoal que esteve na BA12 nesse ano (1968), para colocarem aqui os seus comentários e imagens, se as tiverem, sobre a ocorrência relatada.

Cordiais cumprimentos.


Américo Silva



VB: As tuas histórias continuam a ser um autêntico recanto de emoções.
A realidade dos factos e o entusiasmo com que nos relatas esses acontecimentos,são emocionantes.
Fica então e repto à malta que esteve na BA 12,para emitirem os seus comentários.
Pessoalmente estou de acordo que naquele local não estacionavam os T6,mas como esta informação do nosso companheiro Costa Ramos remota a 1968,não tenho conhecimento de causa para poder corrigir.