terça-feira, 29 de julho de 2008

A RESSACA.


350-António Damaso
SargºMor Paraquedista (Aposentado) 64/67 Guiné
Montes - Odemira





Boa tarde, companheiro Barata.

Estou com uma grande ressaca, pensei que ia fechar um ciclo na minha vida e que me ia sentir melhor, mas até à data, nada.
Perder aqueles camaradas da maneira em que os perdi e com todo o processo seguinte, deixou-me traumatizado de tal maneira, que até hoje ainda não me recompus, não consigo falar sobre o assunto sem me comover, de tal maneira que nem consigo articular palavra.
Eu era o 3.º homem na frente da coluna e ia a comandar o pelotão e as coisas não se passaram como algumas pessoas que não estiveram lá naquele local e aquela hora, hoje contam, mas sobre isso, quando tiver oportunidade, contarei a minha versão dos acontecimentos.
Lá fui assistir à missa, seguidamente fui a Tancos, depois como não os podia acompanhar a todos, acompanhei o Vitoriano até Castro Verde.
Agora sei onde ele está a 60 Km da minha residência em Odemira, quando lá passar já lhe posso ir dar uma palavrinha.
Tenho passado dezenas de vezes a Castro Verde, sabia que tem lá família mas nunca me senti com coragem para a ir visitar, estou a escrever estas palavras com lágrimas nos olhos.
Há cerca de 15 anos, faleceu-me o meu irmão mais novo e de seguida a minha mãe, senti muito, consegui encarar, mas isto é uma doença.
Sou conterrâneo do companheiro Cap Barreiros e do mesmo concelho do Montes, e por falar em Montes, ele na última comissão que fez na Guiné trabalhou em fotografia aérea, aqui há tempo, falhei-lhe sobre onde encontrar fot. Aérea da Guiné e ele disse-se-me que existia um arquivo em Sintra, como me fica um pouco fora de mão ainda lá não fui e para não ir lá enganado pedia-te o especial favor de através dos meios que tens ao teu alcance, saber da existência de fotografia de Guidage, mais concretamente do Cuféu que fica entre Binta e Guidage.

Um abraço do

Damaso
VB.Bom Dia,Companheiro.
Em primeiro lugar saúdo-te pelo teu acto de solidariedade para com os nossos Companheiros falecidos no Guidaje,entendendo ao mesmo tempo o teu comportamento durante e pós cerimónia,não deve ser nada fácil para ti lembrar,passados 35 anos,acontecimentos que partilhas-te,como dizes.
Vamos ficar à espera que nos relates e reponhas a veracidade dos acontecimentos vividos por ti muito brevemente.
Quanto à foto que me pedes vou tentar localiza-la.