quinta-feira, 31 de julho de 2008

GUIDAGE,CORREDOR DA MORTE.

352-Luís Santos
Cabo Enfermeiro 1ª/68 Tete
Agualva-Cacém


Amigo Victor Barata:
Não posso passar sem expressar o que me vai na alma, tive de parar , pensar e arranjar forças.
Não estive na Guiné, só de passagem, quando os DC6, faziam escala por lá, mas estive em TETE, e nada se compara á Guiné, onde todos vós foram massacrados pelo PAIGC, uns de uma maneira e outros de outra.
Era a Guerra que imperava em grande escala e pelos relatos era insuportável.





Fiquei surpreendido, quando da 1ª noticia, que em Guidage, tinham ficado vários corpos, entre eles os três paraquedistas, e se há coisa que me impressiona, esta é uma delas, de os nossos soldados, que ainda por lá estão, á espera que os repatriem para Portugal.
Os nossos Governantes, devem fazer um esforço para que todos os corpos de Ex-Combatentes, regressem.
Nós, os sobreviventes, e os soldados que tombaram ao serviço da Pátria, não pediram guerras, nem as compraram, como bons Portugueses, e amantes da nossa Pátria, quando foi a hora de avançar para o Ultramar, dissemos, nós e eles: Presente, não viramos a cara, nem fugimos para o estrangeiro, ou emigramos, para fugirmos ao ultramar.É um desabafo, só agora me recompus das imagens da transladação dos corpos destes bravos Homens, que Deus os tenha num bom lugar, e que as suas almas descansem em Paz.
Tudo já foi dito, já não tenho palavras para me expressar, mas comungo das palavras de todos, mas não posso deixar de expressar, aqui a minha tristeza, de só passados 35 anos, se fazerem as cerimonias fúnebres a estes militares.
As feridas de dor das suas famílias, mais uma vez, foram abertas, que sejam rapidamente fechadas, e paz para estas famílias, curvo-me perante a memória destes soldados.
Os Soldados que ainda, permanecem, sepultados no ultramar, quando serão repatriados?Quantas famílias, ainda estão, sempre na ilusão de que algum dia, o seu filho, marido, irmão, regressam?
O seu luto, ainda não foi feito.
Enfim Por mil anos de viva, nunca esquecerei o que todos nós, passamos no Ultramar, são recordações que levarei para a cova.
Um Abraço para todos Saudações Aeronáuticas.

Luís Santos