quinta-feira, 22 de maio de 2008

RECORDAR O PIRISCAS.

221-Augusto Ferreira
Ex-2ºSargºMil.Melec.Av./Inst.
Tete - Moçambique




O "Piriscas"


Finalmente cá temos o nosso Arlindo " Piriscas". Começou por aparecer há pouco tempo atrás, estabelecendo os primeiros contactos com o Rogério Nogueira MMA e o Teixeira OPCART.
Por cedência por parte deles, do seu email, lá consegui contactá-lo.
Vim a saber, que já está reformado e já é avôzinho.
Pois o nosso Piriscas, era uma figura bem conhecida, no nosso AB7 - Tete em 73/74, com o seu bigode e respectiva mosca. Grande operacional da esquadra VAMPIROS ( helicópteros), cujo hangar de manutenção, era paredes meias, com aquele onde eu estava dos( MOSCARDOS ), sendo sempre um excelente companheiro.
Na altura, teve alguma dificuldade em se lembrar de mim ( PDI ), o que veio a resolver-se, com estas fotos que lhe enviei na altura e que hoje vos trago para o blog.








Uma delas comigo no meio, com o Ribeiro MMA do lado esquerdo da foto e com o nosso Arlindo do lado direito, que por acaso nesse dia, até estava de Sargtº Dia á base.

Nesta foto, da esquerda para a direita sentados: Carlos OPCART, ?, Eu com a viola, João MMA, Arlindo " Piriscas"MMA,?, de barbas o Vitó MMA, (que faleceu em Agosto de 74, num estúpido acidente com um helicóptero, mesmo em frente ao hangar de manutenção),o Severino MAE, (atirador do helicanhão ), ?.
Um grupo de pessoal sentado, no bar de sargentos, possivelmente na recepção a algum "checa".
Sim, porque a chegada de algum sargento miliciano novo à base, dava direito a sessão solene no bar e ao cumprimento de alguns requisitos.
Por ex., tinha que ler em voz alta, uma série de itens e aprender a soletrar algumas músicas.
Estou a lembrar-me de um ponto, que ele tinha que ler em voz alta, logo ao princípio, cujo texto era o seguinte: "Eu, estou na disposição de pagar cerveja a todos os presentes, até se encontrarem completamente saciados"
.Uns pontos mais à frente, tinha uma indicação para voltar a ler esta parte do texto.
Estão já imaginar,o valor da conta final e o estado em que ficava a assembleia.
Eram momentos engraçados, que passávamos por lá, dentro da maior amizade, sem ressentimentos e que nos ajudava a passar o tempo à noite.
Caros companheiros, esta minha intervenção hoje, teve como finalidade homenagear o nosso "Piriscas", e em género de balanço, contar mais alguns episódios, da nossa passagem por aquelas terras, que ainda continuam a ser para nós de além –mar.
Um grande abraço para ti Barata, com o desejo de rápidas melhoras e aquele abraço também forte, para toda a Tertúlia da Linha da Frente.


Augusto Ferreira