quarta-feira, 28 de maio de 2008

ATENÇÃO ZÉS,TUDO EM SENTIDO.CHEGOU O FABRICIO DE 1960!













231-Fabrício Marcelino
Ex-Esp.MMA 1960


Leiria



VB.Companheiros,permitam-me que antes de
publicar a mensagem do ZÉ mais "Velho"da nossa
Tertúlia,lhe de as Boas-Vindas à sua casa.
O Fabricio ingressou em 1960 na FAP tendo vivido
de perto,em 1962,no ex-AB2,depois BA 12 Bissalanca,com outro símbolo da nossa arma,o ex-Pilav António Lobato,sofrendo,como ele me diz,o
duro golpe de o ver sair da Base para não voltar.
Tinha sido abatido e feito prisioneiro.Vejam como
o Fabricio descreve o "Lobo",como era conhecido:



"Eu tive o prazer de conviver com o Pilav Lobo, pois foi feito prisioneiro quando eu me encontrava ao serviço no (ex-A.B.2), posteriormente B.A.12.O meu contacto com ele, não foi muito intenso, dado que ele era dos T-6 e, eu do destacamento 52 dos F-86 e, tínhamos locais separados para o nosso serviço do dia a dia, mas muitas vezes convivemos nas escalas de serviço à Base e não só.Era como militar e como homem um amigo que merecia o nosso respeito,porque ele próprio era muito respeitador.Custou-nos muito a todos nessa altura o seu azar. Nunca mais o vi e folgo em saber que ele ainda é vivo, a quem desejo muita saúde."



Amigo Barata, dado que ainda não tinha dito, sou de 1960 ex-Esp.M.M.A. último curso tirado na B.A1-Sintra.Como prometi , eis-me a enviar as minhas fotos. Assim, envio duas fotos fardado, sendo uma de meio corpo tirada com a farda da metrópole e, outra de corpo inteiro tirada na Guiné, com a farda do Ultramar.Envio igualmente uma actual e, por último, envio uma do grupo da minha missão à Guiné,( a 7ª da B.A.5), com todos os 'aviadores' da mesma.







Chamo a atenção para um grande piloto que se encontra nesta foto ao centro de óculos escuros!Refiro-me ao Ten.Cor.José Fernando Almeida Brito. Este HOMEM foi o comandante da nossa missão (capitão à data) e, consta na lista do teu blogue como um dos falecidos em combate na Guiné.
Não merecia tal morte,pois como deves saber o seu corpo só foi encontrado mais de uma dezena de anos após ser abatido e, foi reconhecido apenas pela aliança! Privei com ele no dia a dia durante 2 anos e meio, na linha da frente,tanto na B.A.5 como na B.A.12, onde constituíamos uma autêntica família.
É-me difícil ainda hoje, falar dele, tal é a saudade de tamanha personalidade.Sabemos que não podemos agradar a todos,mas estou certo que, quem o conheceu e privou com ele, é da minha opinião.Um homem recto,íntegro,respeitador e amigo de todos os seus colegas,independentemente do posto.
Terei o prazer de contar algumas histórias noutra altura, mas hoje não quero deixar de dar a conhecer esta.
Um belo sábado, na Guiné,com um calor abrasador, ele mandou reunir todo o pessoal da missão,sentados no chão, debaixo duma árvore de grande porte, que estava situada às 16 horas em relação à base.A sua preocupação e motivo da reunião, foi saber se algum dos seus homens tinha algum problema que ele pudesse ajudar a resolver. Depois aplicou a sua psicologia necessária naquela época para levantar a moral dos seus homens. Após ter conseguido o seu objectivo,'levantar a moral',perguntou quem ainda não tinha carta de condução.Perante um número razoável de colegas sem carta, disse: todos os que não têm carta devem meter o requerimento, para que todos levem esse documento bastante necessário para as vossa vidas no futuro.
Assim aconteceu e, todos trouxemos carta de condução,lista branca. Eu fui um deles!
Só um GRANDE SENHOR podia actuar desta forma.
Sentidamente peço,Paz à sua Alma.

Fabrício Marcelino