quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

HELI TRANSPORTE.



85-Mensagem do Henrique Cerqueira

Fur.Mil.Exército
Bat.4610/72
Guiné 72/74



Olá Camarada da Guiné:
Antes de mais e tal como é praxe eu me apresento:
Ex-Fur.Miliciano Henrique Jorge Cerqueira da Silva
Incorporado em 1971 e recambiado para a Guiné em 19/06/1972 até Julho de 1974.
Após a recruta nas Caldas da Rainha e Tavira passei pelo BC 8,em Elvas,e formei Batalhão no RI 16,Évora,seguindo depois para a Guiné no Bat.4610/72 e após passagem pelo Cumeré,fui colocado com a 3ª Companhia no Biambe.Após alguns meses de loucura,ofereci-me voluntário para a CCAÇ 13 (Africanas).
E é por esta parte final que começo por te contar uma pequena estória em que são envolvidos teus camaradas da Força Aérea que eu apelido de "Grande Gloriosos Malucos dos Céus".
Certo dia em 1973(não sei precisar dia e mês)eu estava de folga,a nossa Companhia CCÇ 13 foi alertada para a necessidade urgente de ir socorrer e proteger um Heli-transporte que se tinha despenhado na mata entre a zona de Bissorã e Encheia,este aparelho tinha vindo do Olossato e transportava feridos para Bissau provenientes de um ataque ma região do Olossato.Atenção que se houver imprecisão será em termos geográficos,mas para que a estória não será o mais importante.
Voltando à narrativa;Foram então mobilizados todos os efectivos possíveis na CCÇ 13 e partimos em louca correria para o local onde estava o Heli despenhado.Passado algumas horas e após um terrível esforço de caminhada,lá chegamos ao local.Foi então montado um perímetro de protecção e em coordenação com outras forças de outros locais que responderam à chamada,assim como uma força de paraquedistas,que penso ter sido a primeira a chegar.
Bom,foi ai que eu me apercebi que havia um grande sentimento de solidariedade com todas as forças militares,mas vim muito mais ou seja:A incrível capacidade do pessoal da Força Aérea de resolver problemas tão graves,pois em pleno mato reconstruíra a cauda do Helicóptero,inclusivamente vi um Heli com o Guincho em plena operação e então antes de anoitecer conseguiram recuperar o Heli que se despenhou e assim regressar a Bissau levando todo o monstruoso equipamento,assim como os Paraquedista.Mas...Calma ai que o melhor ainda está por contar.
É que graças a este desastre e graças ainda à grande diferença entre forças militares,que era o caso da Força Aérea,eu nesse dia comi e bebi tudo que eram excelentes enlatados e sempre fresquinhos em pleno mato...vejam só...é que havia sempre um Heli a abastecer toda a malta que estava lá instalada.Diga-se de passagem que se não fosse o facto da tragédia anterior eu até consideraria aquele dia um dia de festa e que até me deixou alguma pena porque naquela altura a convivência entre Forças não era muito incentivada e digo-vos que esse dia foi mais um dos dias que perdurarão para o resto da minha vida.É certo que quando tivemos de regressar é que foi um problema,pois a barriga pedia caminha e a cabeça Ó,Ó,Ó,pois que também se arranjou uns"Wiskisitos"com coca~cola e muito gelinho.
Bom lá nos dirigimos a Encheia,que era o aquartelamento mais próximo,e no outro dia, já
curados de tanta"trabalheira",fomos então para a nossa base que era Bissorã.
Vou terminar afirmando uma vez mais que toda a malta das FAP's eram mesmo uns Grande Malucos,ás vezes um pouco snobes mas na hora eram mesmo "maluquinhos" quer em combate,quer em salvamentos,quer ainda na farra.
Um grande Abração para todos e todas das FAP's assim como a todos os camaradas combatentes da Guiné e outras guerras.
Desculpem lá qualquer coisinha,mas não tenho mesmo jeitinho nenhum para a escrita.
Henrique Cerqueira

VB:
Companheiro Henrique,é para esta Tertúlia LINHA DA FRENTE uma HONRA ter-te entre nós.A simplicidade da tua mensagem significa a virtude dos grandes HOMENS!

Entra sempre que o entendas,és da casa.