sábado, 3 de novembro de 2007

Já nos procuram de Moçambique!

37-Mensagem de Rui Mendes Barata

É verdade,companheiros,embora a Internet seja lida em todos os cantos do mundo,não é todos os dias que se recebe uma mensagem de Moçambique,com total desconhecimento do seu emissor e,muito mais importante,pelo motivo que é.
No 25.10.2007 o Sr Rui Barata enviou-nos o seguinte Email:

" Senhor
Victor Barata

Foi ocasionalmente que abri o Blog.
Despertou-me a atenção a fotografia e depois a notícia referente ao piloto aviador
José Fernando Almeida Brito.
Pra nós Tio Z´e que o conheci em 1969,em Monte Real.Estivemos lá uma tempora-
da,pois a sua esposa,a tia Anita é irmã do meu saudoso pai.Bem miúdo,andar pela
Base Aérea,ali bem perto dos FIAT´s e uma paragem na messe.... tenho ideia que
foi nessa época que a Herminia Silva cantou num dos hangares para os militares,julgo
que era isso.
Sei que foi encontrada na zona dos destroços,em finais da década de noventa,salvo
erro,a aliança de casamento e entregue á viúva.
Não sei nada sobre ela e do filho mais velho,Rui, e os irmãos.
Saudações.

Rui Mendes Barata
(Maputo/Moçambique)"



De imediato demos a resposta através de email datado de 27.10.2007,nos seguintes modos:

"
Bom-Dia,Rui!
As nossas desculpas por ainda não ter respondido à sua solicitação e,ao mesmo tempo,os nossos agradecimentos por ter entrado no nosso(seu) Blog.
É uma honra para nós ter um contacto de Moçambique,esperamos que a sua assiduidade seja uma constante,nomeadamente com notícias e fotos de locais por onde muitos de nós,jovens á época,hoje avós,deixaram parte da sua juventude.
Sobre o assunto que nos solicita,já tentei,atravez de telefone,localizar a sua tia,Dª Anita,esposa do Ten.Cor.Pilav.Almeida Brito,meu Comandante de Esquadra na Base Aérea 12,
,mas por enquanto as tentativas têm sido infrutíferas.
Disseram-me,em tempos,que um dos filhos seguiu a carreira do pai,ou seja,também é piloto da FAP e a mãe(Anita)trabalhava no Estado Maior das Forças Armadas,não posso atestar estas notícias por falta de provas.
No entanto,agradeço que me envie o nome da sua tia Anita e mais elementos ,para lhe poder ser o mais útil possível.
Um abraço,ficando á espera
Victor Barata"


Continuamos as nossas diligências no sentido de que este encontro fosse uma realidade.
Entretanto o Rui,no dia 1.11.2007 diz-me:


Amigo Victor.
Muito obrigado pelo seu interesse em querer localizar a minha tia Anita.
É verdade que tenho ,regularmente,falado com outros familiares a viverem em Portugal,por sinal todas irmãs do meu falecido pai,mas não consigo o contacto dela.
Fui ao meu arquivo fotográfico da família e de lá escolhi duas recordações e uma delas é o tio Zé com o filho mais velho,isto em Luanda,1964.
Somos três irmãos,quem lhe escreve é o mais velho(na casa dos 40).
Uma vez mais,os meus agradecimentos.


Eis que,depois de diversos telefonemas para pessoas cujo o nome ia a Brito mas que não tinham nada a haver com aquela família,consigo encontrar,telefonicamente a TIA ANITA! Senhora de um trato afável,educação extrema(não fosse esposa de quem era...),depois de me identificar e narrando a razão do meu telefonema,ficou radiante e cedeu-me o seu contacto para o fornecer ao seu sobrinho.
De imediato o fiz,aguardando as ansiosas notícias do Rui.

Fico feliz com este caso pois a nossa LINHA DA FRENTE além de ser visitada fora do Pais,encontrou e ligou familiares que se procuravam à anos.

Saudações ESPECIAIS
Victor Barata