sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Recordar a BA12...que saudades!...

26-Mensagem do Joaquim Silva





Vista Aérea da Base Aérea nº12 em 1969



Vista Aérea da Base Aérea nº12 em 2007



Companheiro,as duas últimas mensagens colocadas pelo Abílio Ferreira e pelo Condeço, fizeram-me recuar,de novo,aqueles anos de 72/74 com muita saudade.
O facto de Abílio se ter lembrado de ir pesquisar no Google Heart o local onde nós passamos dois longos anos da nossa vida,levou-me,também,a procurar esse programa e fazer uma busca á zona de Bissalanca com mais pormenor.
Fiquei deveras espantado,pois aquilo está cheinho de casas,pelo menos parecem telhados normais sem serem de palha como as tabancas...e lá a estrada que liga a zona do aeroporto á cidade é que parece em melhores condições que naquela altura,o hospital,etc...
Era em Safim que nós íamos apanhar umas valentes "bezanas",camarões,travessas de ostras e aquele frango assado acompanhado por um molho picante que até os olhos saltavam das órbitas e,claro,o único extintor possível para apagar todo aquele fogo,eram as fresquinhas...Depois podemos "visitar"os locais onde vivemos com aquele pormenor...os quartos onde dormíamos,a parada,o local de trabalho,as massas,a porta de armas,bom,não dá para explicar...Pareceu-me que não existe separação entre a base e o que eram as instalações do BCP(Batalhão de Caçadores Paraquedistas)...Dantes existia uma rede,que facilmente se transpunha para ir ao cinema entre outras coisas...Grande ideia que o Abílio teve...!A mensagem do Condeço tocou-me porque eu conheci-o,ele não se deve lembrar de mim porque eu estava no BCP mas,eu lembro-me dele até porque,tinha dois amigos Furriéis MMT,o Ferreira e o Z´David e convivíamos.Além disso tínhamos aqueles encontros no clube de sargentos,em Bissau,ao final da tarde e pela noite fora que eram uma delicia...Muito raramente esqueço uma cara e quando se trata de um ex-companheiro da FAP,então fica gravada para toda a vida.
Todos os dias faço uma visita ao Blog para ver o que há de novo e á espera de encontrar novas mensagens e fotos dos nossos Zés...

Grande abraço para todos.


Joaquim 06